terça-feira, 21 de outubro de 2008

SEGREDO DA CHINA



O livro Segredo da China traz uma escrita em fusas e semifusas (se quisermos utilizar metáforas musicais). Ele é rápido e imediato. Mas, ao mesmo tempo, revela uma habilidade incomum para a criação de metáforas, analogias e descrições, muitas vezes acentuando as contradições da realidade chinesa (e do chinês) por justaposição de dados contraditórios.
Com isso, Liu traz ao leitor o efeito estético escondido na história, e que muitas vezes a escrita da historiografia econômica, política e social não consegue revelar.
De que China fala Liu Sai Yam em seu livro? Da China que é, da China que foi, da China dos imigrantes. O leitor só não encontrará uma China: aquela dos estereótipos veiculados todos os dias nas ditas reportagens especiais, nos programas simplistas da nossa televisão (e da bipolar cantilena tradição versus modernidade).
O livro não traz a China para inglês ver. Nem confirma o Oriente que a mídia ocidental inventou. Esta aí sua maior contribuição.
Neste momento em que nos perguntamos se a próxima superpotência mundial virá do outro lado da Terra, com povos de olhos puxados, é importante que estejamos realmente mais informados sobre a história política, econômica, social, cultural, e, o que nos permite o livro Segredo da China, afetiva daquele país e daquele povo, que de certa forma está em todo o mundo.


A estratégia é capciosa desse escritor em labaredas: ninguém esquece a Lee Hok Man, quando ele fala de história, mundialização e sociedade chinesa de ontem e hoje. Durante a leitura permanece em nossas retinas a face de uma personagem anônima gravada em marca d’água sob a narrativa da história milenar do país da muralha. O texto nos lembra que trazemos em cada um de nossos afetos a história da humanidade inteira, mas principalmente a história da nossa cultura. São mais de cinco mil anos sintetizados na vida de Lee Hok Man.

Wedencley Alves - lingüista e professor universitário.


O livro está sendo vendido exclusivamente pela internet. Envie seu nome e endereço para o e-mail abaixo. O custo do exemplar (incluso o frete) é de R$ 25,00. Em seguida a editora vai mandar um número de conta bancária para transferência ou depósito em caixa eletrônico.



macunaima.news@gmail.com

Suely Pinheiro

Nenhum comentário: